Como o estresse pode causar uma baixa libido

Casal de frente para o outro na cama - baixa libido

De se preocupar com dinheiro a prazos no trabalho, o estresse diário pode levar à baixa libido. Lidar com tantas preocupações pode afetar sua vida sexual, exacerbando seu estresse, potencialmente causando problemas de relacionamento.

Resposta ao estresse e baixa libido

Quando você reage ao estresse, seu corpo passa por uma série de mudanças para prepará-lo para fugir ou ficar e lutar. Isso é conhecido como sua resposta de luta ou fuga.

Quando você experimenta uma resposta de luta ou fuga, experimenta um aumento na freqüência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, enquanto funções não essenciais, como o desejo sexual, diminuem acentuadamente.

Essa resposta também pode causar a liberação de hormônios, como cortisol e  epinefrina, que em níveis elevados podem causar diminuição do desejo sexual.

Quando o estresse é crônico, alterações nos níveis de cortisol podem afetar os hormônios sexuais, diminuindo seu interesse pelo sexo.

Além dos efeitos fisiológicos do estresse, há também um aspecto psicológico. O estresse pode fazer com que você tenha uma mente ocupada e cansada e distraia você de querer fazer sexo ou estar presente durante o sexo. Também pode afetar seu humor, levando à ansiedade e à depressão, que podem diminuir a libido por si mesmas.

Por fim, o estresse descontrolado pode levar a hábitos não saudáveis, como fumar, beber e comer demais e a escolhas de estilo de vida inadequadas, como falta de autocuidado e exercício físico que podem influenciar a maneira como você se sente e interferir em uma vida sexual saudável.

Se sua resposta ao estresse não for revertida, ela poderá contribuir para uma condição conhecida como estresse crônico, afetando sua saúde física de várias maneiras, inclusive causando baixa libido.

Superando o estresse e a baixa libido

É possível minimizar o estresse e manter uma boa vida sexual com seu parceiro, principalmente se você dedicar tempo e esforço. Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas.

Pratique o gerenciamento do estresse

Se você suspeitar que o estresse da vida está prejudicando sua libido, uma das primeiras soluções que você deve considerar é o gerenciamento geral do estresse.

Se você reverter sua resposta ao estresse usando técnicas eficazes de relaxamento, não sofrerá tantos distúrbios hormonais devido ao estresse crônico.

Tente algumas estratégias conhecidas para lidar com preocupações ou ansiedade em outras áreas da sua vida, para que elas não afetem seu desejo sexual.

Algumas técnicas de gerenciamento de estresse a serem consideradas incluem:

  • Imaginação guiada
  • Meditação
  • Relaxamento muscular progressivo
  • Exercício respiratório
  • Aromaterapia
  • Diário

Conversar com um terapeuta especializado em gerenciamento de estresse também pode ajudá-lo a descobrir técnicas de enfrentamento para sua situação individual.

Examine seu relacionamento

Ao lidar com baixa libido, também é importante observar a saúde do seu relacionamento. Estudos mostram que o estresse e os conflitos no relacionamento podem ser um fator mais forte na baixa libido do que outros tipos de estresse. Isso é verdade para homens e mulheres.

Como homens e mulheres afirmam que a satisfação do parceiro afeta sua própria libido, a falta de interesse de um parceiro pode levar à falta de interesse de ambos.

Trabalhar com dificuldades de relacionamento é importante por vários motivos, e seu desejo sexual é grande. O primeiro passo deve ser verificar se você está usando técnicas de comunicação justas e favoráveis ​​ao seu relacionamento.

Tente ver os problemas como desafios que enfrentam juntos, em vez de se verem como “o inimigo”. Tente encontrar estratégias que atendam às necessidades de ambos os parceiros.

Se você tiver dificuldade para fazer isso sozinho, um terapeuta ou um conselheiro matrimonial pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de relacionamento mais eficazes e resolver alguns problemas mais profundos.

Exercício Juntos

O exercício é uma ótima maneira de manter o estresse sob controle e aumentar sua auto-estima, que, por sua vez, pode aumentar sua libido. Se você sentir que não tem tempo suficiente com seu parceiro, considere se exercitar em casal.

Uma corrida rápida ou uma caminhada noturna juntos podem ajudá-lo a se sentir mais conectado enquanto você usa essas endorfinas.

Se seu parceiro estiver disposto a praticar ioga, praticar juntos pode ajudar a trazer nova energia para o quarto. Procure um livro ou vídeo especificamente dedicado ao yoga parceiro ou pesquise na sua área local por aulas que você pode experimentar juntas.

Pratique o autocuidado

É difícil se sentir bem em fazer sexo se você não se sente bem consigo mesmo. Praticar o autocuidado significa comer uma dieta saudável, exercitar-se, dormir bem, praticar técnicas de controle do estresse, mimar-se, aproveitar o tempo para a auto-reflexão e abandonar hábitos prejudiciais como fumar e beber (que colocam sua saúde em risco e atenuam o desejo sexual ) Ao dedicar tempo a um pouco de autocuidado, você está investindo tempo para criar confiança e sentir-se sexy, enérgico e mais do que digno das afeições de seu parceiro.

Arranje tempo um para o outro

Muitos de nós nos encontramos mais ocupados do que jamais pensamos ser possível. Estar constantemente ocupado significa ter pouco tempo de inatividade, o que pode drenar sua energia e tornar o sexo desagradável.

Uma agenda lotada também pode significar uma mente ocupada – e ter muita coisa em mente pode dificultar o relaxamento e o “humor”. Os horários lotados podem até apresentar dificuldades em encontrar tempo para o sexo ou fazer com que pareça apenas mais uma tarefa da sua “lista de tarefas” de uma milha.

Se um estilo de vida agitado está por trás do estresse e da baixa libido, considere fazer um plano para intimidade ou experimentação sexual.

Embora programar sexo possa não parecer a noção mais romântica, você pode ser criativo e torná-lo emocionante.

Comece a flertar pela manhã (considere parte de suas preliminares) e faça o possível para atender o telefone ao meio-dia para informar ao seu parceiro que você está ansioso pelo seu “encontro sexual” com uma rápida mensagem de texto ou telefonema.

Adicionar um pouco de música ou aromaterapia também pode ajudar a definir o tom para relaxamento e romance.

Concentre-se na sensação, não no sexo

O poder do toque é um poderoso apaziguador do estresse e não precisa incluir sexo. De mãos dadas, reserve um tempo para abraçar mais (quando você abraça alguém, o hormônio oxitocina, liberador de estresse, é liberado), ou explora-se através de uma massagem com o parceiro.

Se tocar é uma ótima maneira de mostrar afeto ao seu parceiro sem nenhuma pressão adicional da expectativa de sexo.

Concentrar-se no toque, e não no sexo, pode ajudá-lo a relaxar e encontrar prazer e intimidade, o que pode aumentar seu desejo de proximidade e, finalmente, sexo.

Como falar com seu parceiro

Estresse e baixa libido podem afetar seu relacionamento, por isso é importante falar sobre isso. Ao conversar com seu parceiro sobre baixa libido, tome cuidado extra para evitar culpar você ou seu parceiro.

A melhor abordagem é aquela que não atribui baixa libido como problema deles ou como problema deles, mas sim um problema que vocês dois vão superar juntos. Isso exigirá uma comunicação aberta e honesta sobre as possíveis causas do estresse, bem como os sintomas físicos e emocionais da baixa libido.

Considere estas dicas para iniciar uma conversa saudável:

  • Informe o seu parceiro que você deseja conversar sobre sua vida sexual e definir um horário e um local neutro (ou seja, não seu quarto) que seja confortável para os dois.
  • Não traga o assunto depois do sexo, ou quando algum de vocês estiver apressado ou distraído.
  • Considere fazer alguns exercícios de meditação ou respiração antes de falar, para que você esteja em um estado de espírito calmo. Quando você está estressado, é fácil ficar na defensiva.
  • Seja honesto e aberto. Compartilhe suas expectativas, medos, desejos e preocupações.
  • Dê ao seu parceiro a chance de dizer o lado deles e usar habilidades de escuta ativas, como repetir o que o seu parceiro disse. Faça o possível para validar os sentimentos de seu parceiro com palavras de entendimento.
  • Garanta que sua conversa seja equilibrada, fazendo perguntas abertas ao longo do caminho. Por exemplo: “O que você acha de tudo isso?”
  • Saiba quando parar de falar. Se sua conversa ficar muito quente, provavelmente é hora de encerrá-la. Isso pode ser um sinal de que você precisa de um mediador, como um terapeuta ou um conselheiro sexual, para ajudá-lo a resolver isso.

Quando considerar a terapia

A comunicação é uma parte crucial de uma vida sexual saudável; portanto, se você e seu parceiro estão tendo dificuldades para conversar sobre problemas com estresse e baixa libido, a terapia pode ser uma boa escolha.

A terapia individual também pode ser uma boa opção se algum padrão negativo de pensamento estiver contribuindo para o estresse.

Os tipos de terapia para baixa libido podem incluir:

  • Terapia cognitiva individual ou terapia comportamental cognitiva: A terapia cognitiva para o estresse é baseada no conceito de que não são apenas os eventos em nossas vidas que nos causam estresse, mas a maneira como pensamos sobre esses eventos. Você trabalhará individualmente com um terapeuta para explorar o que está por trás do estresse e definir e atingir seus objetivos para gerenciar melhor o estresse, para que não interfira na sua vida sexual.
  • Aconselhamento matrimonial ou terapia de casais: Na terapia de casais, você e seu parceiro trabalharão com um terapeuta em sessões conjuntas. Os objetivos principais da terapia conjunta são promover a comunicação aberta, reconhecer e resolver conflitos, fortalecer seu relacionamento e obter uma melhor compreensão um do outro.
  • Terapia sexual: A terapia sexual é um tipo especializado de terapia de conversação que se concentra em questões sexuais. Por meio da terapia sexual, oferecida em sessões individuais e conjuntas, você pode aprender a expressar suas preocupações com clareza e entender melhor as suas necessidades sexuais e as de seu parceiro.

Ao considerar a terapia como uma opção, procure um terapeuta com quem você se sinta confortável e especializado no tipo de terapia que você está procurando.

Um terapeuta cognitivo pode incentivá-lo a começar o registro no diário para registrar as emoções que está sentindo antes, durante ou depois do sexo ou para rastrear os momentos em que você está mais estressado e o que funciona (e não funciona) para ajudá-lo a relaxar.

Enquanto um terapeuta sexual pode dar-lhe “lição de casa” para fazer em casal, como dramatizações ou exercícios de comunicação.

Outras causas de baixa libido

Se você ainda estiver com baixa libido após tentar alguma modificação no estilo de vida e trabalhar com um terapeuta para gerenciar melhor o estresse, considere conversar com um profissional de saúde sobre a possível causa médica da sua perda de interesse sexual.

Existem vários problemas médicos subjacentes que podem aliviar sua vida sexual, incluindo:

  • Síndrome da fadiga crônica
  • Dor crônica
  • Depressão
  • Diabetes
  • Disfunção erétil
  • Fibromialgia
  • Desequilíbrios hormonais
  • Peri-menopausa e menopausa
  • Artrite reumatóide
  • Distúrbios do sono
  • Doença da tireóide
  • Secura vaginal
  • Vaginismo

Se a baixa libido e a falta de interesse em sexo estão causando sofrimento significativo e afetando seu relacionamento ou auto-estima, e não se deve a causas médicas ou psiquiátricas, você pode ser diagnosticado com transtorno de desejo sexual hipoativo (HSDD).

Em sua última edição, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) usado por profissionais de saúde mental, dividiu o HSDD em duas categorias: distúrbio de interesse / excitação sexual feminina e distúrbio de desejo sexual hipoativo masculino.

Para o diagnóstico de um desses distúrbios, os sintomas devem durar pelo menos seis meses e causar uma quantidade significativa de sofrimento.

Os sintomas do distúrbio de interesse / excitação sexual feminina incluem:

  • Perda de desejo sexual espontâneo
  • A incapacidade de responder a pistas sexuais
  • A incapacidade de manter o interesse durante o sexo
  • Poucos ou nenhuns pensamentos ou fantasias sexuais
  • Desinteresse em iniciar o sexo

Os sintomas do distúrbio do desejo sexual hipoativo masculino incluem:

  • Poucos ou nenhuns pensamentos ou fantasias sexuais
  • Desejo deficiente ou ausente de atividade sexual

Uma palavra

É importante lembrar que é natural experimentar flutuações no desejo sexual. Mas se o estresse está afetando negativamente sua vida sexual, não hesite em confiar em seu parceiro e procurar ajuda.

Juntos, você pode testar estratégias para diminuir seus níveis de estresse e aumentar seu desejo sexual. Ao fazer isso, você pode até acabar fortalecendo seu relacionamento e melhorando sua saúde geral.

 

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